quinta-feira, 16 de julho de 2015

Festa de Sant’Ana 2015



A festa 2015 da copadroeira da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – a Senhora Sant’Ana – que será realizada de 17 a 26 de julho, na Paróquia de Sant’Ana, no Centro, tem muitas intenções em sua ação de graças: os 450 anos da cidade, os 200 anos de fundação da paróquia, os 90 anos da instituição do Santuário de Adoração Perpétua, os 60 anos do 36° Congresso Eucarístico Internacional e os 25 anos de sacerdócio do pároco, padre José Laudares de Ávila.

PROGRAMAÇÃO
De 17 a 24 de julho, às 18h, será celebrada novena, abordando a cada dia um tema diferente. No dia 25, às 9h, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá missa solene. Para padre Laudares, esta será uma oportunidade de “agradecer a Deus por todo o tempo de evangelização e adoração diante da Eucaristia”.

No dia 26, festa litúrgica de Sant’Ana e São Joaquim, serão celebradas missas de hora em hora, de 6h às 17h. Às 18h, haverá procissão luminosa com as imagens dos santos. Após a procissão, será celebrada missa pela cidade do Rio de Janeiro. “Rezaremos po todo o Rio, pela paz na cidade, pelos governantes e pelo povo carioca”, afirmou o pároco. Durante os dois dias de festa, haverá quermesse na praça da igreja.

DEVOÇÃO ARQUIDIOCESANA
Segundo padre José Laudares, a Senhora Sant’Ana é copadroeira da arquidiocese desde a fundação da cidade. “São Sebastião e Sant’Ana são dois importantes santos cultuados pelo povo, e por isso foram escolhidos. Ela já era padroeira da cidade e quando o Rio se tornou diocese continuou como padroeira também. Era costume as cidades terem dois padroeiros”.

SENHORA SANT’ANA DO CAMPO
A Igreja de Sant’Ana surgiu em dezembro de 1814, quando foi criada a Freguesia da Senhora Sant’Ana do Campo. Nessa época, a igreja localizava-se onde hoje fica o relógio da Central do Brasil. A Avenida Presidente Vargas ainda não existia e a região era tomada por um aglomerado de casas no terreno da paróquia. Segundo padre Laudares, as grandes festas no centro da cidade eram celebradas ali, especialmente a Festa do Divino, por ocasião da Solenidade de Pentecostes.

Com o tempo, decretou-se um novo traçado na malha ferroviária da cidade para ligar a estação Leopoldina ao centro do Rio. A nova linha do trem passava exatamente onde ficava a igreja, que precisou que ser transferida. A construção de 1735, já em estado bem precário, foi derrubada, e aproveitando as paredes de uma antiga cadeia, construindo um novo telhado e montando a ornamentação, a Paróquia de Sant’Ana ganhou novo endereço em 1834, onde está até hoje.

ADORAÇÃO PERPÉTUA
A paróquia foi instituída como Santuário Nacional de Adoração Perpétua anos mais tarde. O Cardeal Sebastião Leme, arcebispo coadjutor, depois de visitar Roma, conheceu lá a Congregação do Santíssimo Sacramento (conhecidos como padres sacramentinos) e por conta de sua devoção pela Eucaristia, convidou padres da congregação para fundar a obra de Adoração Perpétua na cidade. Esse desejo se concretizou em 1925. Oficialmente, a ordem foi instalada em 3 de maio de 1926, quando Dom Leme expôs o Santíssimo Sacramento pela primeira vez na igreja. “A paróquia era uma sede provisória do santuário. Os sacerdotes pensavam em construir uma igreja só para adoração. O número de pessoas que aderiu ao movimento foi tão grande que não cabia nas outras igrejas. Por isso aproveitaram o espaço da Igreja de Sant’Ana, um templo mais central e que tinha maior capacidade para acolher os fiéis. O tempo foi passando e o provisório acabou se tornando definitivo”. Quando o pároco, na época monsenhor Lopes, faleceu, Dom Leme entregou a paróquia aos cuidados da Congregação do Santíssimo Sacramento.

36° CONGRESSO EUCARÍSTICO INTERNACIONAL
O período da Novena de Sant’Ana deste ano é o mesmo do 36º Congresso Eucarístico Internacional, realizado há 60 anos, no Rio de Janeiro. A coordenação e preparação do evento esteve a cargo do arcebispo Dom Jaime Barros Câmara, do bispo Dom Helder Câmara e dos padres da Igreja de Sant’Ana. “Na época, eu tinha 6, 7 anos e via até no interior a mobilização para o congresso. Pessoas de norte a sul realizaram doações para fazer o ostensório utilizado no evento”, lembrou padre Laudares. Até hoje, o objeto de dois metros de altura, formado no Rio Grande do Sul, também sob supervisão de sacerdotes da Congregação do Santíssimo Sacramento, fica na paróquia do centro da cidade”.

JUBILEU SACERDOTAL
No dia 8 de julho, padre José Laudares completou 25 anos de ordenação. Desde 1991 à frente da Paróquia de Sant’Ana, ele dedicou praticamente toda sua vida sacerdotal ao Santuário de Adoração Perpétua. Sendo o terceiro reitor em 90 anos, o sacerdote acredita que tem cumprido sua missão e que “se for da vontade de Deus, assim como meus antecessores, devo ficar no mesmo cargo até o fim da minha vida terrena”.

SERVIÇO
A Paróquia de Sant’Ana está localizada na Praça Cardeal Dom Sebastião Leme, 11. Mais informações: (21)2224-710 e (21)2222-1299.

Nenhum comentário: