segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hora Santa da Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento



Encerrando este quarto dia da programação da Semana Eucarística, a Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento realizou sua Hora Santa às 16h. O diretor espiritual da Guarda de Honra, Padre Egidio Doldi, sss, oficiou.

Durante as leituras programadas, Padre Egidio destacou que é imprescindível a participação na missa dominical e que nos momentos de sofrimento Jesus está sempre ao nosso lado porque ninguém sofreu mais do que Ele mesmo, na cruz:

- Ele nos ampara nas lutas diárias, disse.



Para a presidente da Guarda de Honra, Claudete Carlos, a adoração ao Santíssimo Sacramento é tudo em sua vida. É neste momento que ela mentaliza Jesus Sacramentado e consegue perceber as soluções para seus problemas e dificuldades:

- Jesus apresenta todas as respostas, afirmou.

Sua mais recente experiência foi quando estava se preparando para uma cirurgia de catarata. Apesar da possibilidade de perder totalmente a visão e contrariando as previsões médicas de uma recuperação demorada, ao tirar o tampão que cobria os olhos ela já conseguiu enxergar tudo nitidamente.



Padre Egidio iniciou sua reflexão explicando como se sentiam os discípulos durante a última ceia:

- Os discípulos estavam amedrontados, com a sensação que algo ruim iria acontecer.

Ele continuou demonstrando que é sempre necessário ter fé, como o próprio Jesus fala aos discípulos:

- Creiam em Deus e nada perturbe os seus corações.

A caminhada espiritual reflete nossa certeza de que teremos algo, que vamos conseguir alcançar aquilo que desejamos. Ter fé é acreditar naquilo que não tenho nas mãos, mas a própria Palavra de Deus é a certeza de nossa fé, afinal Jesus afirma que na casa do Pai há muitas moradas e nos promete que participaremos de sua glória. Jesus também nos mostra o caminho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

- Jesus está na própria Eucaristia, finalizou o Padre Egidio.

Maria Cristina Cavalcanti, adoradora, conta que durante a Semana Eucarística de 2009, veio participar da Hora Santa e recebeu uma bênção especial de Dom Orani, Arcebispo do Rio de Janeiro. Ela explica que naquele momento sentiu a própria mão de Deus, pois ela estava prestes a ser submetida a uma cirurgia nas mamas e que na consulta seguinte já foi possível identificar o local exato onde seria necessário operar e que tudo correu maravilhosamente bem.

A Semana Eucarística prossegue amanhã, dia 31 de maio com a Hora Santa dos Movimentos Marianos às 15 horas e a Hora Santa do Clero e Seminaristas às 20h. No dia 1º, às 17h, Hora Santa dos Religiosos e Institutos de Vida Consagrada, e às 20h, os Movimentos Leigos. Finalizando no dia 2, quarta-feira, a Hora Santa com o Vicariato para a Comunicação Social às 10h. Em seguida, às 15h, Hora Santa dos Círculos Bíblicos e Grupos de Reflexão e às 20h, a Hora Santa do Vicariato para a Caridade Social.

A Igreja de Sant´Ana fica localizada na Praça Cardeal Dom Sebastião Leme 11, Centro.


Fotos da Hora Santa:
















Nenhum comentário: