domingo, 30 de maio de 2010

Hora Santa da Liturgia

Cobertura: Marcos Arzamendia e Victor Gonzalez



Na parte da tarde deste quarto dia da programação da Semana Eucarística, às 14:30h, o Santuário Nacional da Adoração Perpétua ficou repleto com os membros dos Ministérios e serviços ligados à Liturgia, como Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, da Consolação e Esperança, Acolhimento e Visitação. Padre Cristiano Holtz, membro da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, foi o oficiante e auxiliado pelo Diácono Cesar.

Padre Cristiano iniciou o momento de reflexão louvando e agradecendo a Deus pelo atual Bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouveia, que por muitos anos foi o responsável pela Liturgia em nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Padre Cristiano continuou destacando que nessa Hora Santa estamos meditando o 11º Plano de Pastoral de Conjunto e que é preciso considerar o Documento de Aparecida. Ele explicou que precisamos nos encontrar com Jesus Cristo para buscarmos todas as forças necessárias para caminhar na fé. Ele fez uma comparação com as atividades dos movimentos:

- Encontramos o Senhor na acolhida ao irmão, na distribuição da Eucaristia, num momento de partida de alguém, quando deixamos nossos lares para ir ao encontro de alguém.



Padre Cristiano finalizou dizendo que, assim como os discípulos foram até outras pessoas para divulgar que encontraram o Messias, também nós devemos ser missionários e ao voltarmos para nossos lares repitamos: Encontramos o Messias.



Para Maria de Fátima dos Santos, ministra extraordinária da Sagrada Comunhão da Paróquia de São Jerônimo, a adoração ao Santíssimo Sacramento é o momento onde ela está mais próxima de Deus, e pode sentir sua presença. É na adoração que ela busca o crescimento espiritual necessário para desempenhar sua atividade pastoral.

- É o alimento que buscamos e nos fortalece também na vida familiar, testemunhou Vera de Oliveira, ministra da Consolação e Esperança.

Zamir Batista, que atua como ministro extraordinário da Sagrada Comunhão na Paróquia de Santa Teresa, lembra da primeira vez que distribuiu aos irmãos o corpo de Cristo e afirmou emocionado:

- Verdadeiramente Deus vai agindo em nossas vidas, é possível sentir a melhora e a transformação no dia-a-dia.


Ismael Cabral é MESC há 28 anos, após ser incentivado por adoradores de que era a pessoa certa para este trabalho. Seu Ismael, como é conhecido na Igreja de Sant´Ana, é um dos pilares do funcionamento do Santuário de Adoração Perpétua: como voluntário, acorda às 5 horas da manhã e, com alegria, abre as portas do Santuário para a primeira missa, que é destinada aos adoradores noturnos e que acontece às 6 horas. Nas missas, canta com sua voz maravilhosa e está sempre atento a qualquer necessidade. Cansaço? Apesar dos 75 anos, ele não reclama disso:

- Estou sempre alegre em ficar junto de Jesus na Eucaristia.


Adalbertina Monteiro faz parte do Ministério da Consolação e Esperança e há três anos faz as exéquias, como voluntária, no Cemitério São João Batista:

- Apesar da dor de perder um ente querido, as pessoas nos procuram para fazermos as exéquias. Não há dificuldade neste trabalho. Faço com amor, sabendo da busca pela vida eterna.

Albertina explicou que há uma escala e trabalha pelo menos duas vezes ao mês no cemitério. O que para alguns é um trabalho triste, para ela levar as palavras de Jesus para as pessoas quando mais elas precisam, é maravilhoso:

- Hoje vim agradecer nesta Hora Santa, a oportunidade deste trabalho.


Fotos da Hora Santa:
























Nenhum comentário: