quinta-feira, 3 de junho de 2010

MISSA DE CORPUS CHRISTI NA IGREJA DE SANTANA

POR: LEANNA SCAL



















Depois que 84º Semana Eucarística preparou os corações dos fiéis, o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, localizado na Igreja de Sant’Ana, no Centro, recebeu centenas de pessoas na quinta-feira, dia 3 de junho, para celebrar a solenidade de Corpus Christi. Às 10 horas, o Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa.

No corredor central da Igreja um tapete de sal enfeitava o caminho por onde o Santíssimo passou. Dom Orani, lembrou para os presentes que aquele sal, usado na produção dos tapetes, além de ser uma homenagem ao Santíssimo Corpo de Cristo, também recorda aos cristãos o dever de serem para o mundo Sal da Terra.

Junto com o Arcebispo, celebraram a Missa o Vigário Episcopal do Vicariato Urbano e Pároco de Sant’Ana, Padre José Laudares, os Vigários Paroquiais de Sant’Ana Padre Nelson Rabelo e Padre Edigio Doldi, os padres da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Padre Roque e Padre Fernando Ferreira. Também o Padre Francisco Cesar, da Santa Terezinha, Padre Marcos William, Vigário Episcopal para a Comunicação Social e o Frei Lency Smanioto, do Convento de Santo Antônio.

Durante a Homilia, Dom Orani se referiu ao dia de Corpus Christi como a festa da unidade, onde todos os cristãos, mesmo com as diversidades, se reúnem para celebrar a fé na Eucaristia.

- Quanto mais as pessoas participam da Eucaristia, mais elas se transformam num outro Cristo. Temos que ir para o mundo, como sal da terra, alimentados pela Eucaristia e vivendo a unidade, evangelizar, afirmou o Arcebispo.



Dom Orani disse ainda, que hoje muitas pessoas não querem mais viver de acordo com o Evangelho. Por isso, é papel do cristão ser testemunha do quanto é bom viver de acordo com a vontade do Senhor. Assim, o Arcebispo fez o convite para que todos participem da Procissão de Corpus Christi, às 16 horas, como uma forma de testemunhar a fé e a unidade.

Antes de terminar a Celebração Eucarística, Dom Orani fez a procissão com o Santíssimo Sacramento pelos tapetes, abençoou os presentes e realizou um momento de adoração que emocionou os fiéis. Após as últimas palavras do Arcebispo, ficou a certeza de que todos deixavam a Igreja renovados, levando consigo a paz de Cristo e o amor por Jesus Sacramentado.

Nenhum comentário: