domingo, 1 de agosto de 2010

CDI lança Guia para o uso responsável da Internet

Por Leanna Scal, do Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

O Comitê para a Democratização da Informática lançou na última quarta-feira, dia 28 de julho, uma cartilha com dicas para a navegação segura na Internet. O “Guia Para o Uso Responsável da Internet 3.0” pretende ajudar crianças e adolescentes a não usarem de forma errada este veículo. O livro ensina ainda a pais e professores a tirarem o melhor de suas experiências na Web.

A campanha oferece um guia impresso para crianças, que traz encartado um CD com os textos, dicas, orientações, sugestões de links, vídeos, reportagens, histórias em quadrinhos e jogos que ajudam a fixar o aprendizado. O manual também está on-line, no site www.internetresponsavel.com.br, com áreas exclusivas para crianças, pais e professores. A versão impressa do guia será distribuída em lan houses, escolas, telecentros e para as famílias.

Na cartilha, as dicas são simples e expõem regras básicas da Internet. A principal é: não informe dados pessoais, como endereço ou telefone. Pense antes de publicar qualquer conteúdo na rede. Não responda a ameaças e provocações. E também alerta aos pequenos para que se souberem de alguém que esteja sendo intimidado que avisem a um adulto em quem confiem.

Boa parte dos problemas ocorre porque muita gente não tem ideia do alcance da Internet. Na Rede, as informações e imagens divulgadas eletronicamente podem ser vistas por milhões de pessoas, copiadas e manipuladas, o que exige um cuidado extra.

A estudante de Comunicação Social Marina Ferreira explicou que utiliza a Internet para tudo: fazer compras, trabalhar, estudar, e bater papo com os amigos. Mas também contou que, agora, está atenta, pois percebeu que seus dados estavam circulando na Web.

- Percebi que eu tinha cadastro em lojas que nunca tinha feito compras. Eles buscavam meus dados na Internet... Fiquei com medo de ter problemas maiores e troquei meus cartões, explicou.

Esse tipo de situação é mais comum do que parece. Muitas pessoas não têm noção da abrangência do mundo virtual. Por isso, é aconselhável que os pais saibam sempre o que seus filhos fazem na Internet, para orientá-los.

O novo Guia também pode ser uma boa saída para esclarecer as dúvidas daqueles que estão começando a navegar na Web.

Nenhum comentário: