quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Especial JMJ: Acreditar naquilo que não se vê

Renata Rodrigues, do Jornal Testemunho de Fé
Foto: Carlos Moioli



Logo após a catequese desta quarta-feira, 17 de agosto, Dom Orani presidiu a Missa, concelebrada por Dom Paulo Cezar Costa e pelos demais sacerdotes presentes.

Dom Orani iniciou a reflexão sobre as leituras falando da firmeza na fé, conforme a carta de São Paulo aos hebreus, que nos diz que a fé é fundamento da esperança, a certeza a respeito daquilo que não se vê.

O Arcebispo do Rio lembrou que o Senhor pede a adesão de cada um, de forma a poder enxergar pela fé aquilo que não se vê fisicamente, aquilo que se espera: a vida nova.
- Tantos fizeram tantos sacrifícios para estarem aqui, dando passos na fé. Acreditar contra toda esperança, acreditar nas promessas de Deus, é isso que nos diz a carta aos hebreus. Ainda hoje somos pessoas que também dão esse passo na fé, disse ele aos jovens.

Ele reforçou o que havia dito na catequese sobre as dificuldades enfrentadas pela sociedade atual, pela falta de fé. E destacou que por isso é necessário seguir exemplos dos que confiaram em Deus.

- O Evangelho fala justamente de Jesus, que vai ao encontro dos discípulos quando as ondas eram contrárias. Muitas vezes comparam esse barco à situação da Igreja, que também passa por ventos contrários. O Senhor quer nos animar pela fé a nunca desanimarmos com os ventos contrários. Quando Ele vem ao nosso encontro, tudo se acalma. Crer nele, saber reconhecer que ele é a nossa vida. Que saibamos, se não tivermos fé o suficiente, clamar por socorro. Que peçamos esse dom e façamos essa profissão de fé, como os discípulos, reconhecendo que Jesus é o Senhor, orientou.

Ao final da celebração, os jovens puderam ouvir ainda o testemunho sobre a vocação do padre Ivo, português, ordenado no ano passado. Ele disse que seu caminho vocacional começou quando esteve na Jornada Mundial da Juventude em Roma, no ano 2000. Ele tinha, na época,  15 anos.

Padre Ivo lembrou as palavras de João Paulo II na ocasião e as palavras de Bento XVI para a Jornada deste ano: “Cristo não nos tira nada. Ele nos dá tudo”. Também recordou o pedido para que os jovens não tenham medo, que abram as portas do coração. O mesmo convite fez o jovem sacerdote aos presentes sobre o testemunho e o amor a Cristo:

- Não tenham medo, advertiu.

Nenhum comentário: