quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Especial JMJ: "Ser firme na fé é ter Deus sempre ao lado"

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Carlos Moioli



A catequese para os peregrinos que falam a língua portuguesa, ministrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, teve espaço reservado para um testemunho de fé e para questionamentos dos jovens.

O missionário Adriano Gonçalves, da Comunidade Canção Nova, emocionou muitos peregrinos ao partilhar a forte experiência de fé que teve, quando passou por dificuldades relacionadas à saúde junto da sua família. Em seu relato, testemunhou que quando sua mãe teve um surto psicótico ele aprendeu que “ser firme na fé é ter Deus sempre ao lado”.

- Quando eu recebi a ligação da minha irmã dizendo que era preciso que eu voltasse pra casa porque minha mãe estava quebrando tudo, havia enlouquecido, disse pra Deus: Eu não te sinto, eu não te vejo, eu não te escuto... Mas eu sei que o Senhor está comigo!

Naquele momento de dificuldade, Adriano pôde entender que acreditar em Deus não é sinônimo de que o que se deseja vai acontecer dentro do prazo que se estipula. E, a partir daí, conseguiu ter uma nova visão por notar que fé é o que não se vê, mas se experimenta:

- A certeza da fé é o sentimento profundo de que Deus jamais te deixa, destacou.

Para o jovem, a experiência de perceber que sua fé não era o bastante para curar a sua mãe o fez mergulhar ainda mais em Deus. Ele confiou que ela seria curada, mesmo contra toda evidência oposta. A graça desejada chegou meses depois: sua mãe ficou completamente curada, após realizar todo o doloroso tratamento médico, tendo, inclusive, que passar por internação psiquiátrica. Durante o tempo de sofrimento, Adriano disse ter aprendido muitas coisas, mas, para ele, o que mais o marcou foi finalmente entender que é o “amor que é capaz de mudar todas as realidades”.

Nenhum comentário: